O Tribunal de Contas da União (TCU) deu o aval, nesta quarta-feira, 11, para publicação do edital para o leilão do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre Caetité (BA) e Ilhéus (BA), na Bahia. A proposta mais recente apresentada pela ANTT para licitação da ferrovia na Bahia foi considerada adequada pelo plenário do órgão, após alterações propostas pelo TCU. Com o aval do órgão de controle, o governo federal poderá realizar o leilão de concessão do trecho de 535 km.

Em seu voto, o ministro Aroldo Cedraz, relator do processo de concessão do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) no Tribunal de Contas da União (TCU) , não impôs, restrição à à participação de atuais concessionárias de ferrovias, a exemplo das empresas Rumo e a Vale. O vencedor do certame deve concluir as obras da estrada de ferro, que está sendo construída pelo governo, bem como providenciar os sistemas de comunicação e sinalização e o material rodante.
Segundo o ministério das Infraestruturas, a concessionária vencedora poderá criar seu próprio terminal portuário privado em Ilhéus (BA), independentemente de outros terminais já autorizados na região.

Em uma rede social, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, comemorou a decisão e falou da expectativa de concluir o processo no primeiro trimestre de licitação.
“Com muita felicidade comunico que a concessão do 1º trecho da Ferrovia Oeste-Leste está liberada pelo TCU. Após 12 anos, será o Governo Bolsonaro o responsável por destravar o mais importante projeto de infraestrutura do estado. Agora vamos correr para publicar o edital ainda esse ano e já bater o martelo no 1º trimestre de 2021. O Trecho um da FIOL vai de Caetité a Ilhéus e atenderá à produção mineral” explicou o ministro da Infraestrutura.

Parte do trajeto da ferrovia inclui a maior ponte ferroviária da América Latina, que atravessa o leito do Rio São Francisco, entre os municípios baianos de Serra do Ramalho (margem esquerda do rio) e Bom Jesus da Lapa (margem direita). A ponte que começou a ser construída em dezembro de 2014, compreende 82 pilares verticais e 2,9 quilômetros de extensão.

 

 

 

 

 

 

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