As primeiras 120 mil doses da vacina Coronavac, produzidas pelo laboratório chinês Sinovac, desembarcam na manhã desta quinta-feira (19) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, um dia antes da data prevista pelo governo de São Paulo.

Segundo o Instituto Butantan, a carga especial saiu da China na segunda-feira (16) e deve chegar a São Paulo nesta quinta-feira por volta das 9h. Após desembaraço aduaneiro, o material será transportado até o Instituto em um caminhão que receberá escolta especial.

As 120 mil doses já estão prontas para uso assim que o imunizante for registrado e autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O lote faz parte da carga de 6 milhões de doses que o governo de São Paulo comprou do laboratório chinês e ficará armazenado em local não informado por questões de segurança.

Na próxima semana, outra remessa da China é aguardada: com 600 litros de insumos da vacina que serão formulados e envazados no Butantan.

Tanto as vacinas já prontas quanto a matéria-prima para a formulação das novas doses precisam ser transportadas refrigeradas entre 2 e 8 graus – a mesma temperatura em que é mantida a vacina da gripe, por exemplo. O insumo é líquido e vem armazenado em bolsas de 200 litros, dentro de contêineres nas aeronaves.

Em coletiva no início da semana, o governador João Dória afirmou que até o dia 30 de dezembro o Butantan deverá receber todas as doses prontas (6 milhões) e toda a matéria prima necessária para a produção de mais 40 milhões de doses da vacina contra o coronavírus no país.

Segundo o Butantan, todo material viajará em três voos de carga comerciais e seis voos fretados exclusivamente para trazer esse carregamento especial. Os voos com as doses e com os insumos da vacina não acontecerão todos no mesmo dia e sim ao longo das semanas. “Essa é uma carga muito preciosa e todos os cuidados com a segurança desse transporte estão sendo tomados”, afirmou Dimas Covas, em entrevista anterior à ÉPOCA.

 

O Butantan possui duas fábricas para formulação e envase de vacinas com capacidade de finalizar 2 milhões de doses de vacina por dia. Segundo Covas, uma unidade inteira será destinada exclusivamente para a produção das 40 milhões de doses da Coronavac. Essas linhas de formulação são as mesmas usadas para a produção da vacina contra gripe Influenza. De acordo com o Butantan, as linhas já passaram por manutenção e estão prontas para início dos trabalhos. Se for preciso, as duas linhas serão usadas, já que a produção da vacina tradicional da gripe deve começar apenas em meados de fevereiro.

EFICÁCIA

A Coronavac está atualmente na terceira fase de testes clínicos para avaliação da eficácia – no Brasil os testes são conduzidos pelo Instituto Butantan. Até o momento, cerca de 10 mil voluntários já receberam ao menos uma das doses da vacina ou do placebo. Os dados sobre a eficácia da vacina ainda não foram divulgados, pois a pesquisa ainda não alcançou um número mínimo de voluntários contaminados pelo SARS-COV-2. Ao todo, segundo o instituto, 13 mil pessoas devem participar dessa fase da pesquisa.

Nesta terça-feira (17), foram publicados na revista científica The Lancet os resultados dos estudos de fase 1 e 2, feitos com 743 pacientes, mostrando que a vacina é segura e induz resposta imune satisfatória. A fase 2 verifica justamente a segurança e a capacidade de gerar resposta do sistema de defesa do paciente. Segundo a pesquisa, as respostas de anticorpos foram induzidas no prazo de 28 dias após a primeira dose do imunizante.

Na segunda-feira passada, dia 9, a pesquisa clínica com a Coronavac foi suspensa temporariamente pela Anvisa após o relato da morte de um voluntário, o que gerou um embate entre a agência e o Butantan. Na própria segunda-feira, o diretor do Butantan garantiu que o incidente não tinha relação com a vacina, mas não deu detalhes por conta do sigilo da pesquisa. Na terça-feira, a TV Globo informou que a causa da morte do voluntário foi suicídio. A Anvisa autorizou a retomada dos testes na quarta-feira.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Redes Sociais


Fale Conosco

Preencha os campos abaixo, e assim que possível entraremos em contato
Enviando...
Mariani 24h © Copyright 2021