Salvador foi um dos municípios selecionados pelo Governo Federal para estruturação do projeto Farmácias Vivas, de medicamentos fitoterápicos. 

Na capital baiana o projeto contará com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Faculdade de Farmácia da UFBA.

No total, serão investidos R$ 810.000,00 durante três anos, em ações  que visam a construção e estruturação de um modelo sustentável na gestão pública, com atividades voltadas na adoção e promoção de boas práticas de cultivo, beneficiamento de plantas medicinais, de produção de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos manipulados. 

Para desenvolvimento da Farmácia Viva de Salvador serão estruturados dois hortos farmacobotânicos: um no CAPS III Jardim Armação, que já desenvolve atividades  com  pacientes, e outro de apoio, o Horto Farmácia da Terra na FACFAR- UFBA.  

As etapas de produção dos fitoterápicos serão conduzidas na Farmácia Universitária, e contará com a manipulação de formas farmacêuticas sólidas, semissolidas e líquidas, que serão dispensadas para os pacientes com indicação clínica nas Farmácias da rede municipal.

Está previsto também a realização de cursos sobre cultivo, beneficiamento, preparação e dispensação permitirá capacitar centenas de profissionais da saúde do município, integrando a Universidade e os espaços de prática.

 

 

 

 

 

 

Redes Sociais


Fale Conosco

Preencha os campos abaixo, e assim que possível entraremos em contato
Enviando...
Mariani 24h © Copyright 2021