Com altar em parte externa da Basílica, missas restritas e online, fiéis de Salvador celebram nesta terça-feira (8) a padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição.

Ao longo desta terça-feira, a imagem de Nossa Senhora da Conceição ficará na porta do Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizado no bairro do Comércio. O altar está protegido pelo portão do templo religioso, para que os fiéis possam fazer as orações na parte de fora da basílica.

As mudanças ocorrem como forma de evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19.Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia foi desinfetada em preparação para festa.

Diferente de 2019, em que uma missa campal na parte externa da igreja reuniu uma multidão, este ano a frente da igreja contou com pouquíssimos devotos, alguns só se aproximaram do altar fizeram orações e deixaram o local. Outros só registraram o altar em fotos.

 

 

As missas dentro da igreja estão sendo realizadas normalmente, mas com redução de público por celebração. São permitidas 200 pessoas por missa. Os fieis podem acompanhar as missas pela internet, já que há transmissão online pelo canal da Basílica.

A primeira missa ocorreu às 5h, a segunda às 7h e a solenidade principal dos festejos será a Missa Solene, presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 9h. Pela tarde também haverá missas, às 14h30 e 17h.

As portas principais da igreja estão fechadas e os fiéis que conseguiram a vaga para conferir a missa presencialmente, tiveram acesso ao tempo religioso pelas portas laterais.

O tema central dos festejos é "Mantenhamos nosso olhar fixo em Jesus Cristo, nossa única esperança, que declara: 'Eis aí tua Mãe'". 

Bairro de Valéria

Com o tema “Maria, exemplo de ‘Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor’”, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro de Valéria, também realiza homenagens nesta terça. A programação teve início às 7h com carreata, que sairá do CESF e passará pelas principais ruas do bairro, retornando ao ponto de partida, onde será celebrada a Missa, às 9h, presidida pelo padre Phillipe Le Puil.

Já às 16h haverá mais uma Celebração Eucarística, sob a presidência do Vigário Geral da Arquidiocese de Salvador, padre Juraci Gomes; e às 19h, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Missa Solene.

 

Bairro de Itapuã

Para render louvores à padroeira no dia 8 de dezembro, a programação na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada em Itapuã, teve início às 5h, com alvorada e recitação do Ofício da Imaculada Conceição.

A primeira missa, volta aos idosos, começou às 6h. Ao longo do dia, serão celebradas missas pelas famílias, às 8h; pelas crianças, às 10h; pela juventude, às 12h; por Salvador e pela Bahia, às 17h; e pelas pastorais, movimentos, áreas missionárias, comunidades e serviços pertencentes à paróquia, às 19h.

A programação será transmitida, ao vivo, pelo Youtube [para localizar o canal, o internauta deve inserir o nome da paróquia na caixa de busca.

 

 

 

 

 

 

Redes Sociais


Fale Conosco

Preencha os campos abaixo, e assim que possível entraremos em contato
Enviando...
Mariani 24h © Copyright 2021