Os resultados preliminares da última fase de estudos da vacina Pfizer/BioNTech foram publicados, nesta quinta-feira (10), na New England Journal of Medicine, uma das principais revistas científicas do mundo. Isso significa que os dados já foram avaliados e validados por pesquisadores especializados, que atestaram as informações obtidas nos ensaios clínicos.

Em novembro, a Pfizer e a BioNTech já tinham divulgado os resultados iniciais. Segundo a farmacêutica americana e o laboratório alemão, a eficácia geral da vacina foi de 95%. Em pessoas com mais de 65 anos, o imunizante foi 94% eficaz. O imunizante é o segundo a ter os dados divulgados em revista científica. Na terça (8/12), Oxford e AstraZeneca também publicaram resultados.

De acordo com o anúncio feito pelas farmacêuticas, os testes foram feitos com a aplicação de duas doses da vacina, com intervalo de 21 dias entre cada uma. Os 43.448 voluntários não apresentaram efeitos colaterais graves: 3,8% apresentaram fadiga e 2% tiveram dor de cabeça após a segunda dose. Entre os participantes, 21.720 receberam a vacina; um grupo de 21.728 pessoas recebeu o placebo.

Os pesquisadores analisaram 170 casos confirmados de infecção por Sars-CoV-2. Entre os infectados, 8 haviam recebido a vacina e 162 receberam placebo. A pesquisa detectou 10 casos graves de coronavírus: um entre o grupo que recebeu a vacina e nove no grupo placebo. Nenhum participante veio a óbito.

A eficácia de 95% foi atestada 28 dias após a aplicação da primeira dose da vacina e sete dias após a aplicação da segunda dose. Entre a primeira e a segunda aplicação, a eficácia da vacina foi de 52%.

Em novembro, a Pfizer apresentou os resultados iniciais sobre vacina contra Covid-19 à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Nesta quinta-feira (10), a Anvisa aprovou a regulamentação do uso emergencial de vacinas contra a Covid-19. O guia de informações para empresas que queiram usar a modalidade de autorização foi publicado na última semana, mas ainda dependia da aceitação da diretoria.

 

 

 

 

Redes Sociais


Fale Conosco

Preencha os campos abaixo, e assim que possível entraremos em contato
Enviando...
Mariani 24h © Copyright 2021