Com um número limitado de doses de vacinas contra a Covid-19 e à espera de resoluções judiciais e alfandegárias, a Bahia precisaria receber pelo menos mais 71,7 mil doses para incluir outros grupos na imunização, como idosos com 75 anos ou mais, se mantidos os atuais critérios adotados.

Apesar de fazer parte da fase 1 do plano de vacinação, o grupo ainda não começou a ser efetivamente imunizado. Diante da baixa disponibilidade de produtos, foi iniciada na última semana a imunização de profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, indígenas e idosos abrigados com 60 anos ou mais.

"A segunda etapa da primeira fase começará tão logo haja doses suficientes para a cobertura da primeira etapa. Até o momento não há planos de inclusão de novos grupos", informou, por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Nesta segunda-feira, 25, chegaram à Bahia 54,6 mil doses da Coronavac, que somam-se às 376,6 mil doses do imunizante recebidas no dia 18 de janeiro, o que atenderia a 215,6 mil baianos. Já no último domingo, 24, o estado recebeu 119,5 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. Voltado exclusivamente para profissionais de Saúde, este lote será utilizado sem a reserva de 50%, com o objetivo de imunizar mais pessoas, informou o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas. "Por possuir resposta imunológica precoce ampla, garantindo que se possa esticar o prazo de aplicação da segunda dose para 90 a 120 dias à frente, isso permitirá que apliquemos todas as doses sem que seja preciso guardar 50%, como ocorreu com a Coronavac", argumenta.

Com as doses das duas vacinas que já estão no estado, portanto, seria possível imunizar 335,1 mil baianos. Profissionais de saúde, indígenas e idosos abrigados somam 406,8 mil, conforme estimativa do plano estadual de vacinação. Neste caso, no mínimo mais 71,7 mil doses seriam necessárias para atender a este público inicial - se considerado um cenário com novas doses da vacina de Oxford, com aplicação única.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redes Sociais


Fale Conosco

Preencha os campos abaixo, e assim que possível entraremos em contato
Enviando...
Mariani 24h © Copyright 2021