As medidas de restrição de atividades não essenciais começam a valer na Bahia nessa sexta-feira (26) e seguem até a segunda (1º). O BN listou os serviços para você entender o que funciona e o que não funciona durante o período de restrição.

SERVIÇOS DE SAÚDE

Os hospitais, clínicas, UPAs, gripários e o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) estarão funcionando normalmente durante todo o fim de semana, tanto no setor público quanto privado. Pacientes com sintomas da Covid-19 podem e devem procurar atendimento médico.

VACINAÇÃO

Em Salvador a vacinação contra a Covid-19 será mantida durante o fim de semana. Estão sendo contemplados com a imunização neste momento os idosos com 82 anos ou mais.

FARMÁCIA

As farmácias estão autorizadas a funcionar durante o período de restrição, inclusive na vigência do toque de recolher. Esses estabelecimentos podem também fornecer o serviço de delivery.

COMÉRCIO DE RUA

As atividades desse setor devem ser encerradas completamente a partir das 17h desta sexta-feira. A orientação do governo estadual é de que esses estabelecimentos encerrem o expediente com até 30 minutos de antecedência, de modo a garantir o deslocamento dos funcionários às suas residências. As lojas de rua poderão reabrir apenas na segunda-feira (1º).

SUPERMERCADOS

O decreto prevê que os estabelecimentos que vendem comida estão autorizados a funcionar. Além dos supermercados, está garantido o funcionamento de feiras livres e padarias. O horário de funcionamento é até às 20h. Além disso, os clientes devem ficar atentos às medidas sanitárias como uso de máscara e higiene das mãos.

FEIRAS LIVRES

As feiras livres também poderão funcionar, desde que em local aberto e com distanciamento entre as barracas.

BARES E RESTAURANTES

O atendimento presencial pode funcionar até às 18h desta sexta-feira. A recomendação do governo estadual é de que as atividades sejam encerradas até 30 minutos de antes do prazo final, para que os funcionários consigam voltar para casa.

DELIVERY

Serviços de alimentação por delivery poderão funcionar até às 00h (meia-noite).

SHOPPINGS

Assim como as galerias e demais centros comerciais, podem funcionar nesta sexta-feira até as 20h. Os estabelecimentos deverão encerrar suas atividades com até 30 minutos de antecedência, de modo a garantir o deslocamento de seus funcionários às suas residências. No sábado e domingo estarão fechados.  Os horários diferentes de encerramento das atividades têm o objetivo de evitar a aglomeração nos pontos, nos ônibus e metrô na volta para casa dos funcionários.

TRANSPORTE

O transporte coletivo, os ônibus metropolitanos e o sistema de metrô funcionarão durante o dia, mas deverão encerrar suas operações das 20h30 às 5h tanto na sexta (26), quanto no sábado (27) e no domingo (28).

 TRANSPORTE INTERMUNICIPAL

Os ônibus intermunicipais poderão circular normalmente.

FERRRY BOATS E LANCHINHAS

Funciona até às 20h30 desta sexta. Após isso, o funcionamento do transporte metropolitano aquaviário está suspenso. Dessa forma, os ferry-boats e as lanchinhas ficam proibidos de operar neste sábado (27) e domingo (28). A operação volta na segunda (1º).

TRANSPORTE PARTICULAR

Está autorizado o funcionamento do transporte de privado de passageiros, incluindo táxis e serviços de aplicativo.

BEBIDAS ALCÓOLICAS

A venda de bebidas alcoólicas está proibida em qualquer estabelecimento comercial, inclusive supermercados e delivery, a partir das 18h desta sexta-feira.

CIRCULAÇÃO NAS RUAS

Não é proibida a circulação de pessoas nas ruas durante o dia. Ainda assim a recomendação é para que as pessoas evitem sair de casa. O decreto estabelece restrição a circulação noturna em todo o estado, das 20h às 5h. A exceção é para deslocamentos por motivos de saúde ou que fique comprovada a urgência.

ATIVIDADES SOCIAIS

Todas as atividades sociais que reúnam pessoas, independente do número, estão suspensas na Bahia até a segunda-feira (1º). A medida inclui cerimônias de casamento, atividades religiosas, solenidades de formatura, aulas em academias de dança e ginástica, jogos esportivos coletivas amadores.

PRÁTICA DE ESPORTES

Está permitida a prática individual de esportes, como caminhada e corrida, desde que não gerem aglomeração de pessoas.

AEROPORTO E RODOVIÁRIA

A medida autoriza o funcionamento normal da rodoviária e aeroporto. A recomendação é para que os usuários mantenham o respeito aos protocolos sanitários e utilizem máscaras e higienizem as mãos com álcool gel.

LIMPEZA URBANA

Os serviços de limpeza pública e manutenção urbana funcionarão normalmente durante o período de restrição.

SEGURANÇA

O decreto prevê que ficam suspensas as atividades que não estejam relacionadas à saúde pública, alimentação e segurança em toda a Bahia. Portanto a Polícia Militar e as Guardas Civis Municipais estão trabalhando normalmente.

FISCALIZAÇÃO DE MEDIDAS

As medidas de restrição serão fiscalizadas em todo o estado pela Polícia Militar, as Guardas Civis Municipais e fiscais das prefeituras para conter aglomerações e desrespeito às determinações.

COMUNICAÇÃO

O decreto estadual considera como serviço essencial e que não deve ser interrompido as atividades relacionadas a comunicação. Portanto a imprensa está autorizada a funcionar durante o período. Ao BN, a Polícia Militar informou que “respeita e apoia o trabalho essencial realizado pela imprensa em todo o Estado da Bahia”. “O Departamento de Comunicação Social da PM tem inclusive agendado acompanhamentos por parte de jornalistas às ações e operações desenvolvidas pela Corporação para o cumprimento do Decreto Estadual”, diz a nota.

JOGOS ESPORTIVOS

Os jogos de futebol do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste não serão suspensos na Bahia.

 

 

 

 

 

Redes Sociais


Fale Conosco

Preencha os campos abaixo, e assim que possível entraremos em contato
Enviando...
Mariani 24h © Copyright 2021