A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quinta-feira que vai proibir, em caráter temporário, que pessoas físicas importem produtos sujeitos à inspeção sanitária como alguns tipos de medicamentos, vacinas e soros hiperimunes. A vedação fecha uma das portas para a eventual importação de vacinas contra a Covid-19 por pessoas físicas. A medida afeta também a importação de outros produtos que exijam condições especiais de temperatura, umidade e luminosidade no transporte e armazenamento. A proibição passará a valer a partir de sexta-feira (12).

De acordo com nota divulgada pela agência, o objetivo da proibição é diminuir o risco sanitário no país em meio à epidemia de Covid-19. Ainda de acordo com a Anvisa, a importação de medicamentos do exterior é normalmente feita pela via postal. Nessa modalidade, os produtos estariam sujeitos à oscilação de temperatura, o que poderia afetar a qualidade dos produtos importados.

A vedação, na prática, impede que pessoas físicas possam importar vacinas contra a Covid-19. Atualmente, as principais fabricantes de imunizantes contra a doença estão fornecendo apenas para governos nacionais e não estão vendendo as doses no varejo. A medida imposta pela Anvisa, porém, não permite que pessoas físicas no Brasil possam importar doses da vacina caso elas comecem a ser vendidas ao público em geral em outros países.

Uma das principais preocupações da Anvisa é que, caso as vacinas passem a ser vendidas ao público em geral fora do país, que elas sejam importadas sem garantias de que o transporte se dará de forma adequada, o que poderia afetar a eficácia do produto e colocar em risco a vida das pessoas que o utilizarem.

A medida entrará em vigor na mesma semana em que o presidente Jair Bolsonaro sancionar uma lei aprovada pelo Congresso Nacional que permite a importação de vacinas contra a Covid-19 por empresas privadas. 

 

 

 

Redes Sociais


Fale Conosco

Preencha os campos abaixo, e assim que possível entraremos em contato
Enviando...
Mariani 24h © Copyright 2021