O transporte público de Salvador e do interior da Bahia e as confraternizações que podem ocorrer ao longo da Semana Santa são os dois fatores que mais estão preocupando o governo de Rui Costa (PT) no combate ao avanço da Covid-19 no estado.

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, comentou sobre os dois problemas.

“Minha preocupação maior é em relação ao transporte coletivo. Nós estamos vendo aí a situação de crise no transporte de Salvador, com empresas entrando em processo de falência, intervenção da Prefeitura, redução do efetivo de ônibus circulantes. O sistema é altamente dependente de subsídios. Num momento em que deveríamos estar exatamente caminhando na direção oposta, colocando mais ônibus nas ruas para poder diluir o número de pessoas dentro, com toda a frota na rua, a gente está vendo o contrário”, disse.

Na análise do secretário, “o transporte coletivo é um momento de extremo contágio”. “Os empresários reduzindo [a frota] para poder diminuir o tamanho do prejuízo. Isso só se resolve com aporte de recursos, com subsídio, seja da Prefeitura ou do governo federal”, acrescentou.

Vilas-Boas também demonstrou preocupação com a Semana Santa. Segundo ele, assim como ocorreu no Natal, famílias devem se reunir em confraternizações, fazendo disparar os índices da doença na Bahia após o período.

“Nem todo mundo tem uma casa de praia, uma fazenda ou mora em uma casa que tenha um quintal. Vai se encontrar, almoçar sem máscara e se contaminar. Vai acontecer de novo o mesmo que aconteceu no Natal: 20 dias depois aumenta o número de casos e vamos ver uma situação pior do que aconteceu em janeiro, porque hoje estamos com índices mais altos. Essa pode ser a gota d’água para transbordar esse copo e pessoas ficarem sem atendimento, coisas que não permitimos ate o momento”, afirmou.

Diante desse possível cenário, o secretário aconselhou que as famílias confraternizem em áreas abertas. E, caso isso não seja possível, que não realizem encontros.

 

 

 

 

 

Redes Sociais


Fale Conosco

Preencha os campos abaixo, e assim que possível entraremos em contato
Enviando...
Mariani 24h © Copyright 2021