Pelo segundo ano seguido, a Independência da Bahia, na próxima sexta-feira (2), será celebrada em um ato simbólico. Em função da pandemia, o 2 de Julho não terá nem desfile cívico nem apresentação de grupos folclóricos ou culturais. O ato que marcará o 198º anos de Independência da Bahia acontecerá no Largo da Lapinha e será restrito a autoridades e a imprensa.

Às 8h, haverá o hasteamento das bandeiras com as presenças do governador Rui Costa, do prefeito Bruno Reis, do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes (PSD), e do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Eduardo Morais de Castro. Pira do Fogo Simbólico, nomeada nesta edição de “Chama da Esperança”, será acendida por dois profissionais de saúde.

No ambiente virtual, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) promoverá uma programação de eventos que começa na quinta (1º) – às 9h, com o lançamento da campanha #Meu02Julho, através do perfil da FGM no Instagram (@fgmoficial) – e prosseguem até a segunda-feira (5).  O público também pode participar com seu vídeo através do site culturafgm.salvador.ba.gov.br.

Sempre às 9h será exibido o filme “Dois de Julho: Um Sonho de Liberdade” no projeto #ConexãoFGM. Dirigido por Yuri Rosat, o curta será exibido no canal da FGM no YouTube. Ainda no mesmo horário, o projeto “Brincando com o 2 de Julho” trará ao público diversos jogos de tabuleiro para se divertir e aprender sobre essa data com amigos, familiares e colegas. Os jogos estarão disponíveis no site da FGM.

No mesmo período, às 10h, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia lançará em suas redes sociais (Facebook e Instagram) a exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil na Bahia”. Em seu canal do YouTube, o IGHB ainda apresenta, entre os dias 1º a 5 de julho, às 16h, a live de lançamento do livro “O processo da Independência do Brasil no Recôncavo Baiano (Política, Guerra e Cultura) 1820-1823”, do historiador Manoel Passos Pereira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redes Sociais


Fale Conosco

Preencha os campos abaixo, e assim que possível entraremos em contato
Enviando...
Mariani 24h © Copyright 2021